12

Tratamentos faciais e cuidados com a pele

No ano passado, os americanos gastaram quase US$ 17 bilhões em serviços de spa. Muito desse dinheiro foi para tratamentos faciais: tratamentos que alegam remover manchas, combater rugas, hidratar, regenerar, apertar e embelezar a pele para que seu rosto fique fabuloso. tratamentos? Especialistas dizem que depende do tipo de tratamento facial, onde você o realiza e o benefício para a pele que você espera obter.


Eu estava realizando um procedimento neste lindo spa em Santa Fé, e a esteticista que me fez um tratamento facial disse que o próximo emoliente cítrico que ela aplicaria ajudaria a limpar meu fígado”, lembra Ushma Neill, editora geral do Journal of Clinical Investigation e vice-presidente de educação científica e treinamento do Memorial Sloan Kettering Cancer Center. “Quase me senti em descrença.”

Essa experiência, diz Neill, a levou a investigar a ciência existente sobre tratamentos faciais de spa. Ela publicou suas descobertas em um relatório de 2012. A conclusão dela? “Percebi o quão inútil tudo isso era”, diz ela. “

Eu não tenho um tratamento facial desde que escrevi esse artigo.” Neill diz que não contesta as alegações de que os tratamentos faciais podem renovar temporariamente a pele “hidratando-a ao máximo” e removendo espinhas e outras manchas. Mas quando se trata de muitos dos serviços mais sofisticados e caros que alegam combater o envelhecimento ou a inflamação – tudo, desde tratamentos com ozônio e antioxidantes até aplicações de extrato de células-tronco – a maioria dessas coisas é “malarkey completo”, diz ela.

Outros especialistas reiteram esse ponto com outras alegações. “Como dermatologista, vejo muitos pacientes com percepções errôneas sobre diferentes cremes e procedimentos e todo o conceito de tratamentos faciais”, diz o Dr. Joel Cohen, professor clínico associado de dermatologia da Universidade do Colorado e diretor da AboutSkin Dermatology and DermSurgery Além de hidratar a pele, Cohen diz que é improvável que a maioria dos cremes tópicos forneça benefícios duradouros, especialmente se aplicados esporadicamente e apenas em um ambiente de spa. E enquanto alguns peelings químicos que usam substâncias como ácido salicílico ou glicólico podem ajudar a estimular a renovação e o reparo das células da pele, Cohen diz que os cuidados diários adequados com a pele – limpeza regular e aplicação de hidratante e protetor solar – são muito mais propensos a serem úteis.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *